O uso do alumínio e cada vez mais comum nos projetos de construção civil, o que acarreta em mais inovação para esse setor. Esse metal leve acaba sendo uma alternativa a outros materiais conhecidos, tornando-se uma opção mais flexível e com menor impacto ambiental.
Os profissionais precisam se manter atualizados para entender como essa tendência oferece soluções para as questões da área e, claro, de que forma os projetos devem incluir o uso do alumínio.
É preciso conhecer com detalhes esse tipo de material, para saber quando é uma opção para otimizar os projetos. Os engenheiros devem estar atentos para as suas características, para os benefícios e as possíveis desvantagens do seu uso.
Veja, a seguir, de que forma o alumínio pode ser inserido em seus projetos de engenharia civil. Acompanhe!
Quais são as principais características do alumínio?
O alumínio é resultado de uma combinação de propriedades, que resulta em uma estrutura muito versátil; por isso, o seu uso é frequente na indústria em geral. Suas características fazem dele a estrutura perfeita para ser utilizada em alguns pontos dos projetos de construção civil.
A estrutura do alumínio tem um alto grau de resistência à corrosão. Isso acontece porque esse material conta uma fina camada de óxido, imperceptível aos nossos olhos, que cria uma proteção contra oxidações. Isso faz com que o alumínio tenha um mecanismo de autoproteção contra a corrosão.
Além dessa característica, confira outros pontos fortes da estrutura do alumínio:
- Reciclagem: em qualquer processo de reutilização, o alumínio não perde suas propriedades físico-químicas, por isso, pode ser considerado como “eternamente” reciclável.
- Barreira natural: faz barreira contra luz e ações do oxigênio e da umidade.
- Antimagnético: utilizado como proteção em equipamentos eletrônicos por não ser magnético.
- Condutibilidade térmica: 4,5 vezes mais condutibilidade que o aço.
- Condutibilidade elétrica: 62% da IACS, ou seja, pode conduzir a mesma corrente que o cobre, que é um material muito mais pesado.
- Peso: 65% mais leve que o aço e 70% mais leve que o cobre.
As principais aplicações do alumínio na construção civil
Por ter todas as características listadas, o uso do alumínio na construção civil pode ocorrer de formas variadas. Ainda assim, você pode pensar qual a utilidade, de fato, do alumínio.
Esse material pode ser utilizado de diversas maneiras e em vários elementos da edificação. Confira as aplicações mais comuns:
- esquadrias
- fachadas envidraçadas
- revestimento e fechamento
- sustentação
- estruturas provisórias
- fechamentos
Destaca-se a extrema versatilidade do alumínio e, na maioria das aplicações, a escolha por esse material tende e deve ser preferida em relação a outros por causa de suas características estruturais.
A depender da finalidade, ter um produto com alta resistência à corrosão, baixo peso e elevada condutibilidade térmica pode ser um diferencial vantajoso.