Aqueles que trabalham na construção civil sabem a importância da qualidade na área, e como as atividades que envolvem o planejamento e a execução de um projeto de obra são muito complexas. Em diversas ocorrências, o engenheiro civil precisa resolver problemas relacionados à gestão financeira, logística, de pessoal e, até mesmo, erros de previsão de uso de material.
Além das situações emergenciais que podem surgir em qualquer obra, tudo se agrava se a construtora não contar com mão de obra qualificada, o que pode prejudicar o andamento do projeto.
Como resolver esses e outros problemas?
É possível superar as situações mais problemáticas por meio do uso de estratégias e tecnologias que possibilitam a realização da gestão de qualidade em obras de forma eficiente.
Elaboramos este artigo para que você entenda por que esse tema é tão importante e como executar a gestão de qualidade no seu dia a dia. Confira!
Controle de qualidade na obra: por que é tão importante?
As relações no mercado de construção civil vão mudando com o passar do tempo. Com isso, as soluções que deram certo durante um determinado período no passado passam a ser insuficientes no presente.
O público está cada vez mais informado e consciente sobre muitas questões. Novas políticas de segurança e novos padrões normativos de qualidade estão sendo elaborados e fiscalizados para que os projetos estejam de acordo com as reais demandas das pessoas e do meio ambiente, como a exigência do uso de equipamentos de proteção individual para que acidentes sejam evitados e a vida seja preservada com segurança, principalmente no canteiro de obras.
Além disso, com um controle de qualidade adequado é possível reduzir e, até mesmo, eliminar erros que comprometem a qualidade dos empreendimentos e falhas que podem atrasar ou inviabilizar a continuidade da obra.
A gestão de qualidade na construção civil deve considerar de forma essencial o uso de técnicas e estratégias para o aumento de produtividade, priorizando a redução de riscos à vida e seguindo normas que garantam as principais certificações do mercado.
ISO 9001 na construção civil
Essa norma dita quais são os requisitos que devem ser atendidos pelas construtoras nos projetos de construção civil, especificamente acerca do Sistema de Gestão de Qualidade (SQG) utilizado para gerenciamento das obras.
Desde a contratação de pessoal até a entrega das chaves, a ISO 9001 na construção civil, quando seguida de forma efetiva, garante a máxima qualidade do empreendimento, devido aos padrões de gestão de qualidade que são estabelecidos.
Um dos pilares da ISO 9001 é garantir a satisfação do cliente. Portanto, para atender a esse requisito, é imprescindível que toda a equipe tenha as devidas condições e esteja empenhada com o propósito de executar todas as etapas com o máximo de qualidade.
A ISO 9001 reconhece que um dos grandes desafios para manter a qualidade na construção civil é a realização de uma inspeção processual segura e assertiva, por isso prevê a realização de um monitoramento contínuo, desde o início do planejamento até a entrega do empreendimento.
Para obter esse certificado, as construtoras devem contar com um sistema de gestão de alta qualidade, a fim de que seja promovido um controle eficiente dos seus processos internos, resultando na execução de um projeto seguro que certamente satisfará os clientes.
Entenda os pilares do controle de qualidade em obras civis
Existem muitos pontos que influenciam a qualidade de um projeto, mas separamos os três mais importantes, considerados fundamentais para a garantia de um planejamento coerente com as necessidades da realidade.
Fornecedores
Faça uma relação apenas dos fornecedores que tenham excelente reputação e de preferência com os quais já tenha trabalhado antes e possa assegurar a confiabilidade e o compromisso.
É relevante buscar o melhor custo-benefício, mas a economia nunca deve ser feita em detrimento da qualidade.
Os materiais precisam chegar no prazo, dentro da organização de logística planejada, e devem ser de alta qualidade. É preciso trabalhar com fornecedores que garantam a qualidade do material que vendem e que cumpram com os prazos de entrega.
Serviços próprios e terceirizados
A construtora e os gestores devem assegurar que os seus colaboradores são capacitados e aptos a executar as atividades mantendo o alto padrão de qualidade da obra, assim como os serviços terceirizados devem estar no mesmo patamar.
Devem ser utilizados sistemas e tecnologias que auxiliam a gestão e o controle da qualidade na construção civil por meio do acompanhamento e da supervisão de todas as fases do projeto.
Além disso, é necessário definir requisitos e parâmetros próprios, baseados na ISO 9001 e em outras normas, para verificar os custos, a qualidade das etapas, os recursos, os colaboradores, os riscos, entre outros fatores.
Materiais
A qualidade dos materiais é um fator determinante para a entrega de um produto final seguro que atenda às necessidades e expectativas dos clientes e do mercado. Para isso, uma das normas mais importantes a ser seguidas com atenção é a NBR 15575.
Com foco em atender aos requisitos dessa norma, que versa desde a fundação da obra até a cobertura, é fundamental adotar um padrão alto de qualidade para a garantia de que todos os materiais utilizados estejam no mesmo nível. Caso contrário, é impossível entregar um produto de qualidade.
Igualmente importante é promover uma boa gestão do local onde os materiais serão armazenados, observando o vencimento, a umidade, o calor, entre outros pontos, para a garantia de que seja mantida a qualidade dos produtos.